A cicloviagem – um roteiro de bike para mulheres

YARA BIKE OK

Vai começar amanhã, dia 20, nossa cicloviagem. A ideia partiu da administradora de empresas e criadora da Ciclofemini Escola de Bicicleta, Claudia Franco, em parceria com a Specialized. Nossa intenção é  mostrar que mulheres de diferentes idades podem pedalar e sentir o gostinho de liberdade e aventura mundo afora, além de testar a nova bike Dolce Evo. Eu já estou com a minha e não vejo a hora de colocá-la na estrada.

O ponto de partida da Dolce Evo Trip – Specialized será o vão livre do Masp, às 6h30 da manhã. “Nosso destino será a região do Alto Tietê – Vale do Paraíba (SP). Vamos conhecer e explorar os pontos turísticos de Mogi das Cruzes e Guararema, locais de surpreendentes histórias e belezas”, conta Claudia.

Da Avenida Paulista, vamos pedalar até a Estação da Luz, onde pegaremos um trem para Mogi das Cruzes. Ficaremos acomodadas no último vagão, onde é permitido entrar com as bicicletas. Em Mogi, vamos rodar cerca de 50 km passando pelo centro e desbravando estradas de asfalto e de terra do município. Passamos a noite na cidade e, na manhã seguinte, seguimos rumo a Guararema. “No segundo dia serão de 60 a 70 km de pedal por uma região rica em natureza e atrações histórico-culturais”, informa Claudia, experiente nesse tipo de viagem. No terceiro e último dia faremos outros passeios por ali e no início da tarde pegaremos o trem de volta a São Paulo.

Durante o percurso teremos os registros do fotógrafo Guto Gonçalves (Estúdio13), especializado em esportes, e também faremos nossos registros pessoais – é só nos acompanhar pelas redes sociais. A ideia é reunir vasto material para a produção de reportagens e um documentário.

dolce evo trip_brasil_ciclistas (1)_DivulgaçãoQUEM É QUEM
Claudia Franco, 54 anos, criadora da Ciclofemini Escola de Bicicleta: administradora e analista de sistemas, ela trilhou uma carreira de sucesso no ramo da informática e montou a própria consultoria, mas trocou sua trajetória consolidada de 32 anos entre grandes empresas para ganhar a vida sobre duas rodas. Tudo começou há cinco anos, às vésperas de seus 49 anos, quando um amigo a convidou para participar de uma competição de mountain biking na Patagônia. “Como sempre curti um desafio, aceitei o convite na hora. O único ‘detalhe’ era que eu não sabia nem subir na bicicleta”, conta. Com uma bike emprestada, ela deu início a seu autoaprendizado e criou um blog para dividir suas experiências e conquistas – trabalho que resultou na criação e na consolidação da Ciclofemini Escola de Bicicleta, em São Paulo. Atualmente Claudia se dedica a ensinar pessoas a descobrirem um mundo novo com a bicicleta. “Colocar alguém para pedalar é como soltar um passarinho da gaiola!” Canais de comunicação: www.ciclofemini.com.br / IG @ciclofemini / FB facebook.com/CiclofeminiEscoladeBicicleta

Ana Paula Urzedo, 44 anos, médica dermatologista: ela sempre gostou de pedalar, mas como lazer. Há alguns anos, observando pessoas treinando na estrada, passou a alimentar o sonho de ter uma bicicleta de performance e a levar mais a sério a atividade. “Em uma viagem a Nova York, há três anos, finalmente comprei uma speed. Minhas amigas da academia se animaram também, mas treinávamos juntas esporadicamente. Na maior parte das vezes ia pedalar sozinha. E numa dessas conheci a Claudia Franco, que me convidou para participar do Pelotão Ciclofemini. Fiquei super feliz: agora tenho companhia para treinar e viajar”, diz.

Marina Richwin, 27 anos, analista de marketing: desde muito pequena, ela experimentou todos os esportes. “Ia para o clube e a cada semana me inscrevia em um tipo de aula: pratiquei de basquete e ginástica olímpica a futebol e judô. Mas foi com 17 anos que me encontrei: conheci a corrida de aventura e me apaixonei. Comecei a treinar sério e nunca mais parei. Atualmente corro e pedalo quase todos os dias e remo de vez em quando.” A bicicleta, em especial, é muito mais que um esporte para Marina. “É meu meio de transporte diário, me traz liberdade e um enorme sentimento de independência e bem-estar.” Apesar de todo envolvimento com a bike, essa será sua primeira cicloviagem. “Acredito que será uma forma incrível de autoconhecimento, oportunidade única de conhecer novos lugares e novas pessoas e, claro, de me divertir muito.”

Marjorie Vieira Batista, 39 anos, médica infectologista: apaixonada por esportes, em especial os que têm contato com a natureza e com outras pessoas, a vida toda Marjorie usou a bike como meio de transporte. “Mas eu queria mais: sempre assistia as competições de road bike e ficava impressionada com os pelotões”, conta. Somente em julho desse ano decidiu comprar sua bicicleta. “O primeiro passo foi procurar uma assessoria para praticar o esporte com segurança. E num catálogo que recebi, li uma matéria da Claudia Franco. Não pensei duas vezes e entrei em contato para agendar aulas de sapatilha e pilotagem. Então ela me convidou para participar do grupo e hoje treinamos três vezes por semana, religiosamente.” Sobre a cicloviagem, ela espera desafios e diversão. “Essas experiências ficam para sempre nas nossas vidas, são desafiadoras, nos tiram da zona de conforto e nos libertam.”

Noemi Mazzaro, 32 anos, trade marketing: ficar parada nunca foi com ela. “Amo praticar esporte e não importa o dia ou o horário. Sempre gostei muito de academia e não faltava às aulas de musculação por nada. E depois que conheci o ciclismo, me apaixonei. A bike me mostrou um mundo diferente, trouxe novos amigos e a vontade de buscar a superação de meus limites”, diz. É isso que Noemi espera da viagem. “Quero concluir mais esse desafio com muita garra e alegria!”

E EU!
Yara Achôa, 49 anos, jornalista: ela começou a correr há 10 anos e o esporte mudou sua vida. “Foi um divisor de águas: emagreci, melhorei a autoestima, descobri uma força que eu nem sabia que tinha, além de transformar minha trajetória profissional. Afinal, depois disso, foquei meu trabalho nas áreas de saúde, bem-estar e esportes”, revela. E foi longe em suas conquistas. “Completei sete maratonas entre inúmeras outras provas.” Há cinco anos, Yara passou a usar a bicicleta como meio de transporte, fazendo pequenos deslocamentos pela cidade. “Quando a Claudia me chamou para essa cicloviagem, minha reação foi perguntar: ‘sério, você está mesmo me convidando?’ Eu tenho fôlego e bagagem de corredora, mas sei que bicicleta é diferente. Então, desde o final de agosto, além dos meus treinos de corrida e academia, passei a pedalar mais forte com o Pelotão Ciclofemini na ciclovia, aumentando a quilometragem e a velocidade. Foi uma emoção fazer meu primeiro longo… Posso dizer que fui dos 8 aos 80 quilômetros em pouco tempo e encontrei na bike uma nova paixão!” A viagem, que se aproxima, vem dando um friozinho na barriga da jornalista. “As meninas do grupo são mais experientes e isso me preocupa um pouco. Mas sei também que tenho força de vontade e estou treinando para acompanhá-las. Vai ser demais!” Canais de comunicação: www.yaraachoa.com / IG @yaraachoa / FB facebook.com/yaraachoa / Snapchat yaraachoa13

A BIKE
A Dolce Comp Evo é a bike que vai ajudar você a descobrir “onde aquela a trilha vai dar”, aonde muito poucos chegam… Desenvolvida para enfrentar qualquer aventura em estradas, terrenos acidentados e de cascalho com conforto e segurança, esse é seu veículo de escape para todas as suas pedaladas. Sempre pronta para encarar desafios e construída com geometria feminina para endurance, a pilotagem estável ajuda você a superar seus limites, tanto em termos físicos quanto geográficos. Os enxertos Zertz no garfo, por sua vez, amortecem as vibrações do caminho proporcionando pedaladas muito mais macias e divertidas. Canais de comunicação Specialized: http://www.specialized.com.br / IG @specializedbr / FB facebook.com/specializedbr

dolce evo trip_bike_Divulgação

OS APOIOS
Uma cicloviagem inicia alguns meses antes da data da partida, pois demanda planejamento, seriedade, compromisso e recursos. Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. Também acreditaram na nossa proposta: Specialized Brasil, Thule Brasil, Pedal Power, PinkCheeks, Guararema Park Hotel, Estúdio13, Secretaria de Turismo de Guararema e Secretaria de Turismo de Mogi das Cruzes. A todos, nosso muito obrigada!

Specialized: bicicletas para quem ama andar de bicicleta. http://www.specialized.com.br
Thule: elegantes, inteligentes e robustos sistemas de alforjes e bagageiros para bikes que serão usados na cicloviagem. Ideal para longos passeios ou para ir e voltar do trabalho, a linha Thule Pack ‘n Pedal inclui produtos para guidão e alforjes, além de bagageiros e suportes laterais. www.thule.com.br.

Pedal Power: fez o ajuste das bicicletas das participantes para a viagem. O Body Geometry Fit visa melhorar a potência, possibilitando pedais mais longos e com total conforto. www.pedalpower.com.br.
Estúdio13: especializado em imagens esportivas indoor e outdoor, é comandado pelo fotógrafo Guto Gonçalves. www.estudio13.com.br.
PinkCheeks: produtos desenvolvidos para esportistas. www.pinkcheeks.com.br

Secretaria de Turismo da Cidade de Mogi das Cruzes: http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/turismo.
Secretaria de Turismo da Cidade Guararema: http://www.guararema.sp.gov.br/
Guararema Parque Hotel: as ciclistas ficarão hospedadas por duas noites no resort, que possui 532 mil m2 de natureza, cercado pela exuberante Mata Atlântica. http://guararemahotel.com.br/

MEUS APOIADORES TAMBÉM
Studio Velocity, Oakley, Academia BioRitmo, Acte Sports

Anúncios

2 respostas em “A cicloviagem – um roteiro de bike para mulheres

1. Muito show…pude acompanhá-las no sábado dia 21/11, juntamente com meu grupo FAMILIA DE CICLISTAS e fizemos o percurso Luis Carlos – Pedra Montada.
    Estão de parabéns pela viagem…o pouco que conversamos com vocês, deu para ver como amam este esporte e como são amigáveis.
    Voltem mais vezes em nossa região, pois aqui tem muito lugar para conhecerem…ficarão encantadas.

Um abraço

Vini Martins!!!

2. Pingback: Ciclofemini | A cicloviagem – um roteiro de bike para mulheres – por Yara Achôa

p o d e_f a l a r

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )