Suco de beterraba ajuda na corrida

Se no Brasil o suco verde está em alta nos programas de boa forma, na Europa a estrela é a bebida à base de beterraba. De tanta procura, chega a faltar o vegetal no mercado! Eles têm funções diferentes, é verdade: o verde age como detox e ajuda na perda de peso, enquanto o rosa pode melhorar sua performance nos exercícios.

A beterraba ganhou força depois da publicação do estudo do professor Andy Jones, no Journal of Applied Physiology, sugerindo que o alimento pode melhorar o desempenho na corrida de 5% a 10% e auxiliar na recuperação muscular. “Essa fama é justificada pelo fato da beterraba ser fonte de nutrientes precursores do óxido nítrico, substância que ajuda a reduzir a pressão arterial e aumentar a resistência do organismo”, explica Felipe Donatto, nutricionista esportivo e doutor em biologia celular pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

O vegetal também atua na estimulação da circulação e na produção de glóbulos vermelhos, combatendo a anemia – mal que rouba a energia e acomete especialmente as mulheres.

E apesar de docinha, ela é pouco calórica, o que também ajuda a manter a linha: 100 g (uma unidade grande) contêm apenas 43 calorias. “Mas prefira consumi-la crua, pois o calor do cozimento pode quebrar as fibras do alimento e aumentar a quantidade de açúcar natural”.

Eu adoro suco de beterraba (batida com suco de laranja fica super fresquinho e gostoso) e sempre que posso tomo antes de correr. “O ideal é beber uma ou duas horas antes do treino”, avisa o nutricionista.

Para turbinar seus exercícios, então, aqui vai uma receita de suco rosa. Que tal testá-la amanhã, antes do longão? 

Ingredientes
1 beterraba pequena fatiada
200 ml de água gelada ou água de coco
Se quiser, acrescente uma laranja, uma cenoura ou uma maçã pequena

Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Coe com uma peneira para tirar o excesso de fibras. Beba uma ou duas horas antes de seu treino.
Rende: 1 copo
Calorias por copo: 35

(Por Yara Achôa – matéria originalmente publicada na revista Boa Forma / 2014)

Anúncios

p o d e_f a l a r

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s