Lisboa: uma meia maratona com cara de maratona

blog (42)

Sempre é bom treinar. As oportunidades aparecem. E foi assim que aconteceu com a 25ª Meia Maratona de Lisboa. Comecei a programar uma viagem à capital portuguesa com minha mãe e vi que a época que iríamos coincidia com a Meia. Fiquei com vontade de correr. Só precisava dar um jeito de me inscrever – e consegui graças à prestativa organização.

Cheguei dois dias antes à Lisboa e logo fui à feira buscar meu kit. Ela não é grande em termos de stands e serviços. O kit também é simples – apenas a camiseta e o dorsal. Mas ali já dá para sentir o clima das grandes provas do mundo.

A largada acontece na Ponte 25 de Abril, do lado da cidade de Almada, atravessando o estuário do Rio Tejo na parte final e mais estreita, levando à Lisboa. É preciso organizar a logística para chegar lá no dia da corrida. Mas com acesso fácil a metrô, ônibus e comboio (trem) – gratuitos para os corredores – foi fácil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

São mais de 30 mil inscritos (há também um percurso de 7K, chamado mini-maratona) e a ida dessa gente toda para a largada na Ponte me lembrou um pouco a Maratona de Nova York (com largada na Verrazano Bridge). Considero a corrida uma “religião” e essas cenas são de pura celebração.

Como a prova não oferece guarda-volumes, tive de levar somente o que eu ia precisar. Desapego total. Fui com um cinto de utilidades (carregando carboidrato gel, dinheiro e celular), manguitos (para esquentar os braços) e uma camiseta por cima da roupa da prova, para que eu pudesse descartar na hora de partir. O dia estava ensolarado e lindo, com um leve friozinho – cerca de 16 graus.

A largada é linda e emocionante. Os primeiros três quilômetros pela ponte são de um visual incrível. Mas no primeiro quilômetro a gente mal consegue correr por ter muita gente – e eu ainda parei uns instantes para tirar fotos. Não poderia perder essa chance.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Logo depois a coisa engrena. E eu fiquei dividida entre a diversão e a performance. Minha intenção era curtir (não havia me preparado especificamente para essa prova, apenas estava treinando quase regularmente). Mas na hora baixou um espírito competitivo e logo eu estava fazendo entre 5m30s e 5m40s por quilômetro. Fui administrando meu ritmo e seguindo concentrada.

Há torcida pelas ruas e bandas animando o percurso todo – o que me fez lembrar da Maratona de Berlin. Passei pelo quilômetro 10 com o tempo de 58 minutos. Nessa altura, o sol já tinha esquentado e passei a sentir muito calor – já tinha tirado o manguito e agradeci pela camiseta ser do tipo regata. Uma dor no tendão esquerdo (que me fez pular alguns treinos nas últimas semanas, confesso) também começou a incomodar. Tinha de arrumar uma maneira de me distrair. Foi então que virei a “caça-brasileiros”. Cada corredor que eu avistada com alguma referência verde e amarela, me aproximava, trocava algumas palavras e seguia. E tinham vários brasileiros!

Por volta do quilômetro 15, de novo achei semelhanças com Berlin, devido à animação e ao apoio popular pelas ruas. No quilômetro 20, tirando as últimas energias que tinha, acelerei e senti aquela emoção de chegada de maratona. Tipo um “amor maior que o mundo”, com direito a arrepios e uma súbita vontade de chorar de emoção – mesmo sendo uma meia (e eu já fiz mais de 25 meias). Tudo fruto da alegria por estar ali, da magia que tem uma prova como a Meia de Lisboa e da química que acontece no corpo enquanto a gente corre – certeza!

Cruzei a linha de chegada com 2h04m10s, tranquila e feliz. A Meia de Lisboa é incrível e vale ser colocada na lista das provas-desejo. Vale a viagem, vale o percurso, vale a emoção.

Leia mais sobre As Maratona da Yara 😉

Anúncios

5 respostas em “Lisboa: uma meia maratona com cara de maratona

  1. Pingback: W21K Asics: uma corrida perfeita! | eu corro porque…

  2. Pingback: Meus 10 anos de corrida! | eu corro porque…

  3. Pingback: No fun, no gain | eu corro porque...

p o d e_f a l a r

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s