… senti o gostinho da São Silvestre à noite…

Foi muuuuuuito legal a São Silvestre Noturna, organizada ontem (21 de dezembro) pelo pessoal da Runner Brasil, que teve por objetivo reconhecer o percurso oficial da prova, resgatar o espírito de uma corrida gratuita, popular e noturna e arrecadar brinquedos para crianças carentes, doados pelos participantes.

Encontrei vários amigos e fomos juntos por todo o percurso. A subida da Brigadeiro Luis Antônio não é a pior parte. Acho que a gente sente o cansaço mesmo no pontilhão que dá para a Avenida Duque de Caxias.

São Paulo à noite é linda, tem uma população diferente do que costumamos ver de dia… Para se ter ideia, no Viaduto do Chá tivemos a companhia de um pequeno e divertido grupo de punks, que nos acompanhou por um tempinho com seus “potentes” coturnos, rsrsrsrs.

Ah… E o melhor de tudo, descontando as paradinhas para hidratação, completei o percurso em 1h29!!!!

Agora, para ilustrar, um pouco de história da mais tradicional prova de rua do Brasil.

1925-PRIMEIRASSCorrida de São Silvestre foi inspirada em prova noturna

A São Silvestre nasceu como uma corrida noturna. A inspiração da prova veio de um evento em Paris, visto pelo jornalista Cásper Líbero em 1924. Nele, os atletas largavam à noite carregando tochas de fogo.

No ano seguinte, nasceu a São Silvestre brasileira, à qual teve largada à meia-noite do dia 31 de dezembro. Longe do gigantismo atual, poucos abnegados participaram. O vencedor foi Alfredo Gomes, que também era jogador de futebol.

Mais tradicional prova de rua do país, a São Silvestre não foi interrompida nem em 1932, ano da Revolução Constitucionalista, quando São Paulo se rebelou contra o governo de Getúlio Vargas (1930-1945), nem durante a 2ª Guerra Mundial.

Em 1945, com a participação de convidados de Uruguai e Chile, a São Silvestre ganhou status de evento internacional. Trinta anos depois, surgiu a prova feminina, que festejava o Ano Internacional da Mulher.

A tradição ruiu em 1989, quando foram promovidas várias alterações. O sentido do percurso foi invertido, a prova feminina acabou separada da masculina e a disputa passou a acontecer à tarde. Em 1991, a distância da corrida foi ampliada para 15 km.

papa_2O Santo do dia

Natural de Roma, São Silvestre foi papa e governou a Igreja de 314 a 355 d.C, ano em que morreu, exatamente no dia 31 de dezembro. A Igreja Católica escolheu esta data para canonizá-lo.

Em seu pontificado, São Silvestre estabeleceu novas bases doutrinais e disciplinares colocando a Igreja em um novo contexto social e político. Ocorreu o entrosamento entre o clero e o Estado. Com o Edito de Milão, o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano, na época governado por Constantino Magno. Com essa aliança, os cristãos puderam professar abertamente sua crença e a Igreja saiu de um período de perseguição que já se arrastava por 300 anos.

Uma das grandes realizações do papa Silvestre foi o concílio ecumênico de Nicéia, em 325, que definiu a divindade de Cristo. O curioso é que a assembléia foi convocado pelo próprio Constantino, o que mostra sua influência nos assuntos eclesiásticos. São Silvestre foi um dos primeiros santos não-mártires cultuados pela Igreja. Ele é lembrado por promover a renovação do espírito e como protetor dos seguidores mais fiéis de Cristo.

Os feitos do santo do último dia do ano em defesa da fé não param por aí. Com a ajuda do imperador, São Silvestre construiu as basílicas de São Pedro sobre o túmulo do apóstolo, a Lateranense _ que se tornou a residência dos papas _ e a de São Paulo.

Existem apenas três paróquias dedicadas a São Silvestre no Brasil. A maior delas está localizada no distrito de São Silvestre, que faz parte de Jacareí, no Vale do Paraíba (SP); as outras ficam em Viçosa (MG) e Maringá (PR).

Oração a São Silvestre

Prece da esperança pela vida nova

Deus, nosso Pai, hoje é o último dia do ano. Nós vos agradecemos todas as graças que nos concedestes através dos vossos santos. E hoje pedimos a São Silvestre que interceda a vós por nós! Perdoai as nossas faltas, o nosso pecado e dai-nos a graça da contínua conversão.

Renovai as nossas esperanças, fortalecei a nossa fé, abri a nossa mente e os nossos corações, não nos deixeis acomodar em nossas posições conquistadas, mas, como povo peregrino, caminhemos sem cessar rumo aos Novos Céus e à Nova Terra a nós prometidos. Senhor, Deus nosso Pai, que o Vosso Espírito Santo, o Dom de Jesus Ressuscitado, nos mova e nos faça clamar hoje e sempre “Abba! Pai!”

Venha a nós o vosso Reino de paz e de justiça. Renovai a face da Terra, criai no homem um coração novo!

Anúncios

p o d e_f a l a r

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s