… é bom (até) pra cachorro…

1lunaEu tenho a Luna, uma simpática vira-lata que me acompanha em treinos. E você, também gosta de treinar com seu cachorro? Ele o acompanha nas corridas? Confira a entrevista que fiz com a médica veterinária Alessandra Borges, da ARCA Brasil – Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, sobre cachorros que correm. 

1- QUAIS AS RAÇAS DE CACHORRO QUE AGUENTAM UMA CORRIDINHA AO LADO DE SEUS DONOS? 
A maioria das raças aguenta uma corridinha com seus donos. O que deve ser levado em consideração são as condições: horário do dia (devem ser evitados os horários mais quentes, como a hora do almoço), temperatura ambiente (em dias muito quentes, especialmente animais de pêlo longo sofrem mais, havendo um desgaste maior), e o condicionamento físico que o animal tem. Existe, inclusive, um esporte desenvolvido para o exercício de cães e seus donos, o Agility. É importante ressaltar que antes de pensar em começar a correr com seu cão, o animal deve passar por uma avaliação veterinária e, assim como nós, o cachorro deve começar aos poucos. Algumas raças, como o buldog inglês, toleram pouquíssimo exercício, e isso ocorre com todos os braquicefálicos (cães com o focinho achatado).

2- QUE CUIDADOS SE DEVE TER AO LEVAR O CACHORRO A UM TREINO?
Não alimentá-lo antes do treino/corrida, tomar cuidado com o horário do dia, sempre evitando os períodos mais quentes – é preciso lembrar que o asfalto quente pode machucar as patas do animal -, fornecer água e respeitar os limites do cão: se ele se mostrar cansado, reduza a velocidade, ou faça uma pausa. Se o cão apresentar alteração da coloração da língua, ficando roxa/azulada, pare o exercício e dê tempo para que ele se recupere. Caso a coloração não volte ao normal, leve-o ao veterinário.

3- QUAL A DISTÂNCIA MÁXIMA E EM QUE VELOCIDADE ELE É CAPAZ DE AGUENTAR?
Isso depende da raça, idade e do condicionamento físico do cão. O ideal é perguntar a seu veterinário, para que ele faça uma avaliação.

4- COMO HIDRATÁ-LO DURANTE O PERCURSO?
Oferecendo-lhe água. A cada 15 ou 30 minutos, pare e ofereça. De preferência, carregue um recipiente próprio para pôr água para seu cão.

5- E SE DEPOIS DA CORRIDA ELE NÃO QUISER BEBER ÁGUA?
Não force, mas deixe à disposição para que ele tome quando quiser.

6- É POSSÍVEL CONDICIONAR O ANIMAL, ASSIM COMO NÓS NOS CONDICIONAMOS? 
Sim, é possível: começando aos poucos, sem forçar demais.

7- QUANTAS VEZES POR SEMANA E POR QUANTO TEMPO É RAZOÁVEL QUE O ANIMAL CORRA?
Depende do cão e da sua raça. Um border collie ou labrador, por exemplo, tem energia para correr todos os dias. Recomendo que a corrida seja feita no máximo até cinco vezes por semana, com treinos de até uma hora, desde que estes sejam feitos de forma séria e gradual, para que se atinja o condicionamento físico necessário. 

8- O CACHORRO PODE SE TORNAR UM “ATLETA”, CORRENDO LONGAS DISTÂNCIAS?
Sim, pode. Existem esportes, como o Agility, em que o cão desenvolve tanto a velocidade quanto a concentração e a obediência. Você pode obter mais informações no site da ARCA Brasil, http://www.arcabrasil.org.br, ou entrando em contato com a Dog World, empresa parceira da ARCA, em http://www.parquecanino.com.br.

Anúncios

p o d e_f a l a r

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s